sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trauma de infância

Ontem em animada conversa relembrei (infelizmente para ti, meu estimado leitor) um assunto que estava agrilhoado e recalcado nas profundezas do meu cérebro.

O meu 2º maior trauma de infância!

Ora, eu nasci em 1986, e vivi relativamente feliz, a ir para a cama ao som do primeiro Vitinho a cores que passou na televisão. Este:


Por mais retrógrado que pareça, aos nossos olhos já habituados aos HDs e 3Ds da vida, este pequeno clip (que até inclui cowboys!) transmitia-me um certo sentimento de:
"Sim, são horas da caminha...o dia até foi bom, mas agora vou dormir porque amanha vou ser mais esperto e mais forte e vou poder brincar ainda melhor.."

A música é animada! É bonita!
Prometem que vamos acordar cedo de manha! Para brincar!
Vamos ser mais fortes e mais espertos!
Sonhos lindos!!


Mas certa noite, a minha abençoada estabilidade emocional foi arroaçada por um idiota qualquer da RTP que pensou:
"Olha, tenho um amigo compositor e outro ilustrador a precisar de um tacho, bora lá mudar a música do vitinho!"

E saiu esta aberração:


Segundo relatos, foi a vez que mais me esmonquei a chorar. Que raio de música era aquela??
E não só a música! Reparem em toda a simbologia...

O relógio toca e o vitinho tapa os ouvidos, como quem não quer que seja "aquela hora"

A planta do quadro murcha, com ar triste e confuso, como se estivesse envenenada

O robot com ar maléfico briga com um heroi qualquer

Por esta altura a musica diz: "Vai-se o mundo deitar e tu também"...quando me era óbvio que ás 21h30 eu era o único a ir para a cama...

Logo depois diz: "bla bla bla, nunca ter de dormir, e só brincar..." tudo isto acompanhado por uma espécie de coro de crianças angelicais (e note-se que para mim angelical não é propriamente uma coisa boa...)

Para mim, aquela musica era uma metáfora que comparava "O ir dormir" com a morte. MORTE!

Por esta altura da música, eu já devia estar tão enterrado na ideia de que se fosse para a cama ia morrer nessa noite, levado por anjos a cantar infernalmente coisas sobre abraçar a eternidade com naturalidade, que na minha memória a música dizia:

"E milhões de aventuras viver,
Com as estrelas no céu a morrer,
E à terra apenas voltar, se Deus quiser...
Quando a lua acordar...tu vais adooormeceeer"

Só agora na elaboração deste texto, com 25 anos, é que me apercebi que a música até não é assim tão má:

"E milhões de aventuras viver,
Com as estrelas no céu a CORRER,
E à Terra apenas voltar, se EU quiser"

Mas o que importa a realidade? O que importa é que quando mudaram a música do vitinho eu comecei a ter medo de ir para a cama!
Em vez de achar que eram "horas da caminha e que amanha há mais brincadeira", comecei a engolir em seco e a pensar:

"NÃO! Não são já horas de ir "dormir"! Eu ainda sou novo!
QUERO VIVER!! EU QUERO VIVER!!"

Por Guerra, O Corrécio

Um comentário:

  1. Realmente com essas alterações à letra não admira que tenhas ficado traumatizado lol :) mas tens de ver que:
    1) nenhuma criancinha queria ir dormir àquela hora
    2) a flor não está a definhar, está cansada e também ela vai dormir
    3) o robot e o super herói estão a lutar pela almofada (e pela atenção da criança... muito à frente do Toy Story)
    4) devias ser uma criancinha muito esperta tu :P 5)"angelical não é (...) uma coisa boa" -.-'

    A segunda versão pode ser mais triste (vá, menos passível de despertar qualquer criança que esteja minimamente sonolenta), mas é muito mais bonita e melodiosa, é muito mais uma canção de embalar :) Mas sim, que senhor trauma... lol

    ResponderExcluir